Páginas

Subscribe Twitter

domingo, 11 de março de 2012

Um homem de verdade

Sábado, início da noite. Namorido e eu voltamos felizes-que-só de uma tarde agradabilíssima após o almoço em uma excelente churrascaria. Passamos a tarde falando da felicidade de ver nossos planos se concretizando, dos medinhos, das ansiedades... Passeamos por lojas de decoração e sonhamos com a do nosso apartamento novo, recém adquirido. Felizes, ríamos à toa. 
Fim do passeio. Entramos no ônibus que nos traria de volta à nossa casa. Entre muitas risadas e beijinhos, notei duas meninas no banco ao lado olhando para nós e rindo. Elas eram bem jovens, super magras, negras, estavam maquiadas e vestidas para a "night". Elas olhavam, cochichavam e riam. Chegavam a inclinar a cabeça para nos ver melhor. Uma delas analisou bem meu namorido, de cima a baixo e voltou-se para a outra, cochichou e riu. Ele não viu nada. Eu continuei o papo animado, como se também não tivesse percebido. Estávamos falando de coisas tão boas, de conquistas, de sonhos... Não deixei aquele comportamento me incomodar. Fingi que não era comigo e continuei a ser feliz. Em poucos minutos elas se levantaram, e antes que saíssem, chamei a atenção dele para elas e contei o que havia percebido. Ele não entendeu a princípio, mas quando percebeu que a ironia dizia respeito a minha aparência, fez o seguinte cometário: "Eu não trocaria você nem por oito delas."
E há quase sete anos ele não tem me trocado por nenhuma magrinha. Há quase dois moramos juntos e absolutamente todos os dias são assim: uma grande felicidade! São muitas risadas, a respeito de tudo que se pode rir. São gigantescos papos-cabeça, sobre tudo que se pode falar. São milhões de beijos, abraços, apertos, cheirinhos, afagos... São pequenas e grandes gentilezas, como oferecer água ou puxar a cadeira no restaurante para eu me levantar. São momentos íntimos que dividimos até no olhar. São doçuras e delicadezas naturais, genuínas, deliciosas... Nesses sete anos, crescemos muito juntos. Tudo o que somos nos faz respeitar e admirar um ao outro e impressionantemente continuamos a nos surpreender mesmo após todo esse tempo. As longas conversas sobre qualquer assunto fazem um dia inteiro parecer uma única hora, pois tudo é mais agradável quando estamos juntos. Escolhemo-nos para sermos parceiros de vida.   
Mas tem algo no nosso relacionamento que transcende... Algo que deixa claro o quanto tudo que vivemos é notadamente verdadeiro: Eu não tenho aquele famoso medo feminino que ele me deixe se eu engordar (!). O caráter desse homem ficou claro para mim pouco antes de começarmos a namorar, em 2005, quando eu já devia pesar quase uns cem quilos e ele me disse que eu não devia falar de mim me depreciando pelo meu peso e que eu era linda. Em meio a essa sociedade em que até mesmo mulheres negras, que apesar de sofrerem preconceito duplo - ou triplo, dependendo de sua posição social - engrossam o coro da intolerância e falta de respeito, não posso deixar de reconhecer o quão admirável é esse homem que, dos 19 aos 26, no auge da sua virilidade, tem escolhido todos os dias uma gordinha para amar, desejar e a quem ser fiel. Não posso fechar os olhos para o fato de que os homens (principalmente os jovens e bonitos) rejeitam uma mulher  incrível só porque ela é gordinha. Também não posso ignorar que uma mulher gordinha, ainda que bonita, não é considerada a melhor companheira para um homem bonito. 
Cláudia Jimenez e o namorado, Rodrigo Bonadio




Cláudia Jimenez e o ex, Rodrigo Phavanelo
Quem nunca ouviu algum comentário maldoso sobre a atriz Cláudia Jimenez e seus namorados bonitões? Dizem que eles são gay ou estão de olho na fama e na fortuna (?) da atriz... Por que será que eles não poderiam se interessar naturalmente por ela? 
Por que um casal composto por uma gordinha e um rapaz bonito é motivo de risos? Por que uma mulher gordinha bem cuidada, bem educada, bem sucedida, bem humorada, inteligente, interessante, sexy, etc etc não poderia seduzir (e manter!) um homem jovem e atraente? Porque eu sempre ouço discursos como "não posso engordar senão perco o marido/noivo/namorado"?
No fundo, acho que qualquer resposta que se tente dar para essas perguntas estará sendo formulada a partir de um inconsciente preconceituoso e sem argumentos que se alimenta dessa sociedade de valores estranhos.
De qualquer forma, entretanto, preciso deixar registrada a felicidade de se encontrar alguém como o meu Adilio, que me ama, admira e quer do jeito que eu for. Tenho que dizer que melhor do que ter um namorado e ser feliz ao seu lado por tantos anos, é não ter dúvidas de que esse AMOR é tão bonito, tão forte e verdadeiro que nem enxerga as agruras do preconceito. Que bom seria se todos os homens fossem homens de verdade, assim como o meu...

------------------

26 comentários:

  1. ai Vanny que texto maravilhoso é isso mesmo minha flor a nossa felicidade incomoda mesmo não percebo muito isso porque o meu bem é gordinho também mas tenho amigas que passa por situações parecidas,mas vc é feliz e pronto não? isso é o que importa querida bom domingo e xeru da Rose...

    http://blogtopodendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tem q ignorar e fingir não ver nem ouvir certas 'criticas' e ser feliz com quem realmente importa e se importa com a sua felicidade.
    Beijo
    =*
    http://nahlaurentino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vc me emocionou Vanny! Lindo texto, e lindo o amor de vcs! Que deus continue abençoando esse amor, esse companheirismo, essa união!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Seu texto é tão verdadeiro e lúcido que dispensa comentários minha cara.

    Só me resta te parabenizar por ser tão maravilhosa e pela felicidade que Deus tem te proporcionado.

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso ai Vanny!
    Infelizmente isso acontece e muito, não só em relação às gordinhas! Engraçado ver o preconceito de mulheres com mulheres, chega a ser ridículo!

    Ainda bem que existem homens de verdade!

    Bjs e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto, mas se vc é tão feliz e tão confiante ,vai fazer cirurgia para quê?

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto e eu realmente acho isso. Muito bom sentir esse amor, ouvir essa frase tão bonita de quem se ama. Parabéns para vocês, Vanny! E eu super entendo porque uma pessoa faz uma cirurgia nessa situação. Justamente esse é o melhor momento para se fazer esse tipo de intervenção. Quando você já entendeu que a sua felicidade não depende dela. Agora você pode fazer a cirurgia. Ela é uma opção, não uma condição. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo texto, amiga! Disse tudo! Te admiro muito por não se deixar abater por esse tipo de comportamento/preconceito. Que o Adílio possa continuar sendo esse homem gentil que sempre foi com você! Você merece!!! Poi é bonita, inteligente, divertida, fashion, trabalhadora e super fofa!!!

    ResponderExcluir
  9. Uauuu! Que história de amor linda, Vanessinha. Me alegro muito quando vejo que ainda existem relacionamentos pautados no amor e na amizade. O mais importante é ser feliz e isso não está a venda por aí. Construímos todos os dias um relacionamento saudável ao lado de quem nos ama. Isso é um veneno aos olhos dos que se julgam muito espertos e usam e são usados pelas baladas. Quase sempre sozinhos,sem alguém para ligar naquela hora que você menos espera ou precisa para dizer que estava com saudades. Um dia Renato Russo disse que o mal do século era a solidão.Estava certo!!!Felicidade sempre para vocês!!!

    ResponderExcluir
  10. Vanny,
    Com certeza é sempre mais fácil – apesar de hipócrita – manter o outro como objeto de atenção para se desviar a atenção de si mesmo e evitar encarar as suas próprias dificuldades. Se cada um se aceitasse como é, não se perderia tempo em escolher o outro como bode expiatório de si próprio. Encarar essa sociedade hipócrita e preconceituosa não é pra qualquer um. É para um ser humano de verdade,que confia em si mesmo acima de tudo e apesar das pressões externas. Parabéns para vocês dois!!

    ResponderExcluir
  11. Ótima resposta, Ana!

    Esqueci de dizer uma coisa muito importante, amiga! Estou adorando essa linha de postagens mais intimistas, mais "heart-oriented".
    Quando você deixa o coração falar, ele fala muito bem, obrigado! Adorei o "felizes-que-só" tudo junto. Diz muito sobre essa fase *felicidade compartilhada*.
    Parabéns mais uma vez de seu fã confesso.

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem ?
    Navegando em outros blog encontrei o seu e li alguns post adorei.O que acontece de mais sublime no ser humano é a diferente maneira de olhar uma história de varias maneiras.O antigo ditado "gosto não se discuti" é totalmente verdadeiro,as pessoas se apegam ao seu preconceito infudado apenas por costume ,nem sabem ao certo porque criticam.Quando era nova achava ridiculo mulher alta com homem baixo,hoje com 28 já namorei tantos menores ao meu 1,75 que nem me incomodo mais,e o ouvi o mesmo comentário da minha sobrinha de 11 anos,"aff tia ele é baixinho pra vc",mas não sabe que o "baixinho" é um companheiro maravilhoso,carinhoso,amigo ,mas é a vida que ensina que as diferenças são maravilhas no apreendizado,alguns apreende outros passam a vida tentando apreender ,essas garotas que acharam graça ,ainda nem passaram perto do apreendizado ou talves nunca alçance um,são pessoas dignas de pena.Beijokas a vc adorei seu blog e vou seguir até.

    ResponderExcluir
  13. Que texto lindo, Vanny, adorei a declaração, o coração aberto, tudo!

    Parabéns a vocês que mantém o amor acima de tudo! Pq esse é o verdadeiro sentido do amor, não é mesmo?

    Bjs e felicidade pra vcs sempre!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto, e me identifiquei demais com sua história. No inico do namoro tinha essas neuras de engordar mais e tal. mas sempre fui gordinha e meu noivo nunca me questionou ou demostrou que não gostasse de mim como sou, muito pelo contrário. Infelizmente o preconceito das pessoas sempre vai existir, mas o amor supera tudo.

    http://gabbrieladutra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Devo estar sensível demais, pq eu chorei lendo.
    Que lindo isso!
    O meu faz o mesmo por mim, diz o mesmo pra mim.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  16. Fofolequinha, graças a Deus vc encontrou um dos homens BONS. E eu acho que a grande maioria das gordinhas tbm encontra. Sempre que vejo alguma amiga gordinha acompanhada, o homem que esta ao seu lado é exemplar. Vejo isso como uma dádiva! Tem que ser MTO HOMEM para assumir seu amor por uma mulher fora dos padrões, e os nossos o fazem com maestria.
    Quando temos um homem ao nosso lado, temos absoluta certeza de que ele nos ama. Pois não é qualquer um que esta disposto a encarar uma sociedade preconceituosa e cruel.

    PARABÉNS ao seu namorido e a todos os homens que REALMENTE sabem ser homens! E um VIVA para nós, gordinhas adoráveis, sexies e inteligentes o suficiente para despertar a atenção de um homem e mantê-lo interessado muuuuuuuuuuuuito além de uma noite.


    Suuuper beijo!
    Toda a sorte do mundo para vcs nessa nova aventura!

    ResponderExcluir
  17. Olá querida conheci o seu blog hoje e logo de cara me deparo com um post desses !!! Nossa não tenho nem o que dizer. Você está mais que certa. O preconceito é muito grande mesmo... As pessoas hoje em dia só se preocupam com a aparência. E esquecem de ver o carater do outro. E quem disse que um homem ou uma mulher que está acima do seu peso não pode ser bonito(a) tb? Eu sinceramente ODEIO homem magro !!! Kkkk E olha que eu sou Nutricionista e acho que com isso acabo sofrendo mais preconceito ainda... Bom AMEEEI seu blog e seu jeitinho fofo de ser. Sempre que eu puder vou dar uma passadinha por aqui.

    Beijokas querida

    ResponderExcluir
  18. Uhuuuuu!!!!!!!

    Palmas, palmas e mais palmas!!!

    Palmas para o amor que é pleno, completo e intenso simplesmente pelo fato de existir!!!

    Palmas para o ser humano, que é completo por amar muito e intensamente!

    Seja feliz, menina querida!

    ResponderExcluir
  19. Sem palavras para descrever esse seu post!
    Vc é especial e claro que seu namorido viu isso em vc antes de todos os outros pretendentes...rsrsr...espertinho ele,hein!
    Felicidades p vcs hj e sempre!Bjsss...

    ResponderExcluir
  20. Que lindo!!!
    Assino embaixo de tudo que você disse!
    Muitas felicidades pra esse casal lindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Que lindo!
    Assino embaixo de tudo que vc disse!
    Felicidades pra esse casal mais que lindo!
    bjs

    ResponderExcluir

Comenta, menina!
;*